Menu Fechar

Qual e a diferenca entre Epistemologia gnosiologia e teoria do conhecimento?

Qual é a diferença entre Epistemologia gnosiologia e teoria do conhecimento?

Gnosiologia (ou gnoseologia) é a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. Epistemologia é também uma teoria do conhecimento mas distingue-se da gnosiologia por estar associada ao conhecimento científico (episteme) ou seja, às pesquisas científicas e todos os princípios, leis e hipóteses relacionadas.

Qual é o conceito de gnosiologia?

A palavra é formada a partir do grego gnosis (conhecimento) e logos (doutrina, teoria), significa a doutrina que se debruça sobre o conhecimento, a teoria do conhecimento.

O que é Epistemologia e gnosiologia?

O mais apropriado seria usar epistemologia para designar o estudo das ciências e gnosiologia para a capacidade humana de conhecer. O importante é ter claro que como ciência, a psicologia recorre a epistemologias para o estudo do ato cognitivo de conhecer (gnosiologia).

Quais são as possibilidades da filosofia?

Diversas são as possibilidades de compreender ou de explicar algum fenômeno. A própria Filosofia nasce da necessidade de buscar um modo diferente de compreender o mundo. As explicações dadas pelos mitos deixaram de ser suficientes e alguns homens buscaram uma forma mais segura e confiável, a Filosofia.

LEIA TAMBÉM:   O que sao medicamentos tolerantes?

Quais os conhecimentos filosóficos possíveis?

Existem muitos conhecimentos filosóficos possíveis. No modo ocidental como conhecemos, é importante salientar pelo menos 4 características importantes para lembrar sobre esse tipo de saber: Reflexivo: visa entender os pensamentos e as ideias humanas, produzindo especulações e hipóteses sobre o assunto.

Qual a origem da filosofia?

A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado ( pólis) independentes.

Por que o saber filosófico se diferencia dos outros?

O saber filosófico se diferencia dos outros saberes por conta das especificidades de cada um deles. Por seu caráter lógico e racional, a filosofia afasta-se da mitologia e da religião por esses saberes estarem baseados na crença e não há provas ou demostrações.