Menu Fechar

Qual a relevancia da psicologia para o Direito?

Qual a relevância da psicologia para o Direito?

A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. É de suma importância o papel do psicólogo que atua nessas esferas da justiça, contribuindo para sua efetivação e na busca de possibilidades para o bem-estar e recuperação do indivíduo.

Como a Psicologia Jurídica aparece na formação profissional tanto para a psicologia como para o Direito?

A Psicologia Jurídica emergiu da Psicologia do Testemunho cuja prática, em âmbito internacional, ajudou a consolidar a Psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação da fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do …

Qual o objeto de estudo da psicologia?

No caso da psicologia, de uma forma muito geral, o objeto de estudo é o comportamento humano e os processos mentais, procurando princípios gerais que os expliquem. Foca-se nos seres humanos, mas também estuda comportamentos de animais, de forma a fazer comparações.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da alimentacao saudavel na educacao infantil?

Quais as áreas de atuação da psicologia?

A psicologia se divide em várias outras áreas como a psicologia educacional, a psicologia esportiva e a psicologia hospitalar. Assim, o profissional desse ramo possui diversas áreas de atuação. Além disso, a área possui diferentes linhas teóricas.

Quais são os métodos de estudo da psicologia?

Há diferentes métodos de estudo na Psicologia. Em cada um deles, a análise dos processos mentais do ser humano é realizada de um modo diferenciado. Abordaremos aqui os métodos introspectivo, experimental, clínico e psicanalítico. Esse foi o primeiro método utilizado na psicologia científica.

Qual a abordagem do profissional da psicologia?

Assim, dependendo da abordagem escolhida, o profissional da Psicologia irá trabalhar de um jeito específico. Dentre essas linhas pode-se citar a psicanálise, cujo objeto de estudo é o inconsciente, e o behaviorismo, cujo foco está no comportamento humano.