Menu Fechar

O que significa uma empresa ter uma estrategia dominante em um oligopolio?

O que significa uma empresa ter uma estratégia dominante em um oligopólio?

Equilíbrio de Nash: estratégias ou ações em que cada empresa faz o melhor que pode em função do que suas concorrentes estão fazendo. Estratégia dominante: melhor para um dos jogadores, independentemente das estratégias utilizadas pelos demais.

Quais os resultados possíveis para oligopólio?

Os oligopólios poderiam ocorrer quando determinadas empresas agradassem seus consumidores a ponto de tornarem-se favoritas, se fossem empresas pioneiras/inovadoras ou se fossem suficientes para atender às demandas (exemplo: num mercado de uma pequena cidade duas escolas são suficientes para a demanda de sua população).

Qual a particularidade do oligopólio?

A procura pelo produto ou serviço tem concentração nas mesmas empresas. Um dos aspectos que pode ser destacado como uma particularidade do oligopólio é que ele pode existir em um cenário ainda mais competitivo. Além do mais, sua existência também pode ser em cooperações das empresas, até, a formação de um cartel.

Quem sai ganhando com o oligopólio?

LEIA TAMBÉM:   O que e bom comer para hipertensao?

Portanto, quem sai ganhando com a concorrência que existe entre os oligopólios são os consumidores. Isso decorre do fato de os preços ficarem reduzidos, ao mesmo tempo em que o produto é ofertado em grandes quantidades. No entanto, é importante destacar que há sempre a alternativa de uma cooperação facilitada entre as empresas em oligopólio.

Quais são os casos de oligopólios no Brasil?

Há alguns oligopólios bastante conhecidos no Brasil. Um exemplo é o caso das companhias áreas TAM, Gol e Azul, estas empresas dominam a oferta de voos comerciais. Outros casos de oligopólios também estão presentes na indústria de gases industriais, elas é denominada pela White Martins, Oximil e Air Liquide.

Como ocorre a presença de oligopólios no mercado?

Em alguns setores da economia, a presença de oligopólios é bastante frequente e pode ser verificado praticamente no mundo todo. No mercado de refrigerantes gaseificados, um exemplo de oligopólio são as empresas Pepsi e Coca-Cola dominam as vendas do sabor cola. Juntas, elas têm mais de 70\% da participação no mercado.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais Estados Unidos?