Menu Fechar

O que sao regiões funcionais?

O que são regiões funcionais?

A Região Funcional 3 é formada pelos COREDEs Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Esses COREDEs se constituem em áreas de transição metropolitana e têm no turismo um estreito elo de interação, com fortes inter- relações nos empregos, acesso a universidades e centros de pesquisas, migrações e acesso à saúde.

Qual a Região Funcional de Porto Alegre?

A atualização da base cartográfica referente à Região Funcional 1 (RF1), que abrange 70 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Porto Alegre, foi apresentada no último dia 19 de outubro pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

O que é o COREDEs?

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – COREDEs, criados oficialmente pela Lei 10.283 de 17 de outubro de 1994, são um fórum de discussão para a promoção de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional.

LEIA TAMBÉM:   O que escrever para solicitar afiliacao Eduzz?

Quais são as regiões metropolitanas de Porto Alegre?

A RMPA foi instituída formalmente através da Lei Complementar Federal 14 de 08/06/1973, integrando 14 municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.

O que é Corede Norte?

O Conselho Regional de Desenvolvimento Norte foi criado em 1991 e integra a Região Funcional 91. O COREDE apresenta fortes relações econômicas com os municípios de Chapecó, Concórdia e Xanxerê, em Santa Catarina, fornecendo também produtos da Agropecuária para as agroindústrias dessa Região.

Quais regiões do Rio Grande do Sul?

Divisão geográfica do Rio Grande do Sul

  • Centro ocidental rio-grandense.
  • Centro oriental rio-grandense.
  • Região metropolitana de Porto Alegre.
  • Nordeste rio-grandense.
  • Noroeste rio-grandense.
  • Sudeste rio-grandense.
  • Sudoeste rio-grandense.

Como ocorre a macrocefalia urbana Cite exemplos?

Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Pode-se citar exemplos em vários países da América Latina, com destaque para Montevidéu, que concentra a metade da população do Uruguai.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se eu bater o carro no test-drive?

Como solucionar a macrocefalia urbana?

Para combater esses problemas, além de um adequado planejamento urbano, é preciso uma maior intervenção pública sobre os fatores de localização industrial e das demais atividades produtivas, promovendo a democratização dos espaços e a expansão dos serviços.

Quais são as regiões metropolitanas do RS?

Municípios da RMPA, RMSG e Aglomerações Urbanas

  • Região Metropolitana de Porto Alegre.
  • Região Metropolitana da Serra Gaúcha.
  • Aglomeração Urbana do Litoral Norte.
  • Aglomeração Urbana Sul.

Quantas regiões metropolitanas têm no Rio Grande do Sul?

O Rio Grande do Sul duas regiões metropolitanas e duas aglomerações urbanas. Ao compararmos estes conjuntos urbanos do RS com as RMs instituídas nos outros estados da região sul verificamos que estes apresentam dimensões demográficas e econômicas semelhantes.