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O que e uma organizacao burocratica?

O que é uma organização burocrática?

De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Como são conceituadas organizações na abordagem burocrática?

Na teoria da Burocracia, definida por Max Weber, teve como origem à necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Quais as características das organizações burocráticas?

Chamamos de burocracia uma estrutura organizativa caracterizada por determinadas regras e procedimentos definidos e regularizados, divisão de responsabilidades, hierarquia, especialização do trabalho e relações impessoais.

Quais as características da teoria burocrática?

O modelo burocrático é marcado pela hierarquia (cuja principal característica é a impessoalidade), a rígida divisão do trabalho, as regras, os regulamentos e os procedimentos inflexíveis, com todo o processo conduzido por documentos escritos e registro das atividades.

Qual a função da administração burocrática?

“Administração burocrática” significa o exercício de controle baseado no conhecimento (competência técnica), característica que especificamente a torna racional. Segundo a Teoria da burocracia de Weber, a burocracia deve apresentar as seguintes características ou traços:

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Qual a importância da organização burocrática no século XX?

Desde a criação da organização burocrática no início do século XX, o homem passou a se preocupar mais com o ambiente de trabalho em que vive. Não há dúvida que ela [organização burocrática] deu sua contribuição enquanto prevaleceu como um instrumento útil em seu tempo.

Qual a importância da burocratização?

A burocratização significa a prevalência crescente de um tipo racional e formal de organização. “Administração burocrática” significa o exercício de controle baseado no conhecimento (competência técnica), característica que especificamente a torna racional.

Qual é o modelo do funcionamento burocrático?

Não é um modelo empírico do funcionamento burocrático nem é resultado de uma média das características de todas as burocracias existentes. Trata-se de um tipo puro obtido por abstração dos aspectos burocráticos mais característicos de todas as organizações conhecidas e cuja nota essencial é a racionalidade e a eficiência.