Menu Fechar

O que e a aculturacao?

O que é a aculturação?

Aculturação é o conjunto das mudanças resultantes do contato, de dois ou mais grupos de indivíduos, representante de culturas diferentes, quando postos em contato direto e contínuo.

O que significa aculturação Destribalização?

substantivo feminino Ato ou efeito de destribalizar, de retirar de alguém ou de si próprio o seu caráter tribal, seu modo de vida tribalista. [Etnologia] Ação de destribalizar, de afastar o indígena de suas raízes, seja por influência de uma cultura externa ou pelo afastamento prolongado do convívio com sua tribo.

Como a aculturação acontece?

A aculturação é um processo sociológico e antropológico que se dá no encontro entre duas culturas, ocorra ele de maneira pacífica ou não. Alguns teóricos defendem que, mesmo quando o encontro de dois grupos culturais se dá de maneira violenta e um detém o poder de impor sua cultura sobre o outro, as trocas acontecem.

Quais as consequências da aculturação?

LEIA TAMBÉM:   O que e home care Atendimento Domiciliar?

O processo de aculturação, que de várias maneiras culminou na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, em certos aspectos pode ser visto na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual abandono de suas línguas.

Qual a definição de aculturação?

De forma resumida, a definição de Aculturação pode ser considerada como o processo pelo qual um grupo social passa por uma influencia cultural, e adota características e elementos pertencentes a uma outra cultura e deixa de lado as suas próprias características culturais.

Quando se refere a aculturação?

A aculturação se refere as mudanças culturais que são resultado do contato entre pessoas de duas sociedades distintas. Essas mudanças acontecem de forma natural ou imposta, o que dará origem a uma nova cultura.

Como compreender o processo de aculturação?

Compreendendo o processo de aculturação. O processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes, isto é, pela interação social entre grupos de culturas diferentes, sendo que todos, ou um deles, sofrem mudanças, tendo como resultado uma nova cultura. Esta, por sua vez, terá como base elementos de suas matrizes

LEIA TAMBÉM:   O que significa alcas intestinais?

Qual a diferença entre inculturação e aculturação?

• Tanto a inculturação como a aculturação são processos de socialização que ocorrem em uma sociedade. • Considerando que a inculturação é um processo que ajuda um indivíduo a absorver valores sociais, normas, costumes, etc. da cultura em que vive, a aculturação é um processo de mudança de duas vias que ocorre quando há uma reunião de duas culturas.