Menu Fechar

O que define a deficiencia intelectual?

O que define a deficiência intelectual?

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

O que é deficiência intelectual exemplos?

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as …

Como atender uma pessoa com deficiência intelectual?

  1. Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
  2. Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança.
  3. Não a ignore.
  4. Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido.
  5. Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual.
  6. Não subestime sua inteligência.
LEIA TAMBÉM:   Quais sao as ervas que serve como anti-inflamatorio?

Qual é a deficiência intelectual?

A deficiência intelectual define-se como a redução da capacidade intelectual (QI), quando situada abaixo dos padrões considerados normais para a idade, se criança, ou inferiores à média da população, quando adultas.

Qual o grau de deficiência intelectual em crianças?

O grau de incapacidade varia em toda a população e é categorizado como leve, moderado, severo ou profundo. Os primeiros sinais de deficiência intelectual em crianças incluem atrasos no rastreamento, rolar e andar.

Quais são os sinais de deficiência intelectual moderada?

As crianças que sofrem de deficiência intelectual moderada exibem sinais em todas as áreas de desenvolvimento e inteligência. Eles exibem marcados atrasos no aprendizado, na comunicação e na fala, e costumam pontuar de 35 a 49 anos nos testes de inteligência.

Qual é a pessoa com deficiência?

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve o medicamento Lisodren?