Menu Fechar

O que a franquia oferece ao franqueado?

O que a franquia oferece ao franqueado?

Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, produtos ou serviços. Abrir uma franquia tem sido comum para pessoas que querem empreender ou ampliar o seu negócio.

O que o franqueado?

Franqueador e franqueados atuam no mesmo ramo de negócio, porém, em territórios diferentes, distribuindo para o consumidor final, um conjunto de produtos e/ou serviços. O franqueador é um empresário especialista que, por meio de sua empresa, detém os direitos sobre uma marca registrada e atuante no mercado.

O que significa ser um franqueado?

Franqueador– pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema.

LEIA TAMBÉM:   Pode dar leite de soja para bebe de 6 meses?

Quais são as vantagens das franquias?

Veja a seguir, as vantagens oferecidas pelas franquias. Perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado. Planejamento e pesquisas, orientações e aperfeiçoamentos sob a responsabilidade do franqueador.

Qual a vantagem competitiva de um franqueado?

O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado. As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente.

Qual a autonomia do franqueado?

Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.

Será que o franqueador falha no desenvolvimento de uma franquia?

Se o franqueador falhar no desenvolvimento de um método, de um sistema, de um produto, de uma campanha publicitária, entre outros, o franqueado acabará sofrendo as conseqüências. Qualquer fato (ou boato) que afete a imagem da marca pode afetar (e muitas vezes tem afetado) os negócios de cada uma das franquias.

LEIA TAMBÉM:   Porque as rampas sao consideradas maquinas simples?