Menu Fechar

Como descrever uma paisagem sonora?

Como descrever uma paisagem sonora?

Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa “soundscape” e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.

O que devemos considerar no estudo da paisagem sonora?

A paisagem sonora compreendida como os sons de um ambiente (SCHAFER, 2001), deve considerar também a música tocada e ouvida nos diferentes luga- res. Entendida como um evento (ONG apud POCOCK, 1989, p.

Qual a importância da paisagem sonora?

Os estudos de paisagens sonoras, apesar de terem se iniciado dentro dos estudos acústicos da música, contribuem para as áreas de geografia e educação, porque reforçam a necessidade da compreensão do conceito de paisagem para além do visual e impulsiona novos estudos na área.

LEIA TAMBÉM:   Quando e o programa Crianca Esperanca?

Como a música interage com a paisagem resumo?

No campo da paisagem sonora encontram-se importantes elementos culturais, como a linguagem e a música, que se mesclam aos sons da natureza, configurando especifidades a cada lugar e/ou território. A difusão dos sons é pressuposto para a construção musical e para a propagação de ideias por meio da arte musical.

Qual a contribuição da paisagem sonora nos estudos de acústica ambiental?

A grande contribuição da paisagem sonora é incorporar nos estudos de acústica ambiental o caráter qualitativo do som.

Qual o conceito de paisagem?

Nesse sentido, o conceito de paisagem amplia-se, na medida em que não se limita a uma divisão geográfica. Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade. Isso porque a paisagem tem importantes valores e várias funções.

Por que a paisagem é importante para uma sociedade?

Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade. Isso porque a paisagem tem importantes valores e várias funções. A paisagem que vemos hoje já pode ter passado por um processo de modificação possivelmente em decorrência do uso dado a ela.

LEIA TAMBÉM:   Onde jogar cacos de vidro?

Qual a importância da paisagem natural para o meio ambiente?

A paisagem natural é indispensável para a proteção do meio ambiente. Mas a humanização de alguns espaços também não pode ser facilmente dispensada, uma vez que muitas construções visam o bem-estar e propiciam melhores condições para os seus habitantes.