Menu Fechar

Quais sao os grupos sociais com maior indice de exclusao na sociedade moderna e contemporanea?

Quais são os grupos sociais com maior índice de exclusão na sociedade moderna e contemporânea?

Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.

Quais seriam as principais causas da exclusão social no Brasil?

Exclusão social no Brasil No país, os grupos que ainda sofrem com a exclusão social destacam-se pelas escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas. Nas últimas décadas, políticas públicas e projetos de inclusão social desenvolvidos foram importantes para que estes distanciamentos sejam cada vez menores.

Qual o princípio da igualdade de oportunidades?

A igualdade de oportunidades é um princípio fundamental da justiça social. Diferentes contextos, sociais e territoriais, exigem diferentes respostas com vista a assegurar a igualdade de oportunidades.

Como promover a igualdade de oportunidades?

A igualdade de oportunidades não se baseia apenas no princípio da não discriminação. Mesmo que estas pessoas não sejam discriminadas podem não conseguir ter acesso às mesmas oportunidades, por exemplo no acesso à educação ou ao trabalho. Neste sentido, muitas vezes para promovermos a igualdade temos que tratar de forma diferente.

LEIA TAMBÉM:   Como se relacionar com uma mulher divorciada?

Qual o princípio de igualdade de direitos?

O princípio de igualdade de direitos significa que as necessidades de cada pessoa têm igual importância, que essas necessidades devem constituir a base da planificação das sociedades e que os recursos devem ser utilizados, de maneira a garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de participação.

Qual a importância da perspetiva de género nas políticas?

Noutro nível de decisão, a introdução da perspetiva de género nas políticas é uma das ferramentas fundamentais de combate às desigualdades. O empoderamento visa o equilíbrio de poder entre homens e mulheres, ao criar as condições para que a mulher seja autónoma nas suas decisões e na forma de gerir a sua vida.