Menu Fechar

Quais sao os atomos estaveis?

Quais são os átomos estáveis?

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

O que é um radioisótopo é de que forma se tornam estáveis?

Dizemos que um elemento é um isótopo de outro elemento quando seus átomos possuem o mesmo número de prótons, mas diferente número de nêutrons. O carbono 14 (14C), um isótopo do radioativo do carbono (12C), decai para nitrogênio 14 (14N), forma mais estável do nitrogênio que não emite radiação.

Como saber qual isótopo é mais estável?

No caso de elementos químicos leves (por exemplo: hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio e enxofre), o isótopo estável menos abundante é mais pesado do que o isótopo estável mais abundante na natureza, contendo um ou dois nêutrons a mais no núcleo. Para o carbono, por exemplo, a razão é expressa como 13C/12C.

LEIA TAMBÉM:   Qual o melhor calibre 9mm ou 40?

Qual a diferença entre radioisótopos e Radiofarmacos?

Um radiofármaco é uma substância química que possui algum elemento radioativo associado (radioisótopo), que é reconhecido pelo organismo como similar a alguma substância que será processada por algum órgão ou tecido.

Quais são os tipos de isótopos?

Os isótopos podem ser divididos principalmente em dois grupos como isótopos estáveis ​​e isótopos instáveis. A principal diferença entre isótopos estáveis ​​e instáveis ​​é que os isótopos estáveis ​​têm núcleos estáveis, enquanto os isótopos instáveis ​​têm núcleos instáveis.

Por que os núcleos pesados são instáveis?

Núcleos pesados ​​com um número par de prótons e um número par de nêutrons são (devido ao princípio de exclusão de Pauli) muito estáveis ​​graças à ocorrência de ‘spin emparelhado’. Por outro lado, núcleos com um número ímpar de prótons e nêutrons são na maioria instáveis.

Por que o nêutron é instável?

Um elemento instável pode ser instável devido a vários motivos. A presença de um alto número de nêutrons em comparação com o número de prótons é uma dessas razões. Neste tipo de isótopos, o decaimento radioativo ocorre para obter um estado estável. Aqui, os nêutrons são convertidos em prótons e elétrons. Isto pode ser dado como abaixo.

LEIA TAMBÉM:   O que e bom para pescar?

Qual a estabilidade desses núcleos elétricos?

A estabilidade relativa desses núcleos lembra a dos átomos de gás inerte (invólucros de elétrons fechados). Núcleos com N = número mágico têm seções transversais de absorção de nêutrons muito mais baixas do que os isótopos vizinhos. Esses núcleos parecem ter uma forma perfeitamente esférica; eles têm zero momentos elétricos quadripolar.