Menu Fechar

Quais os objetivos da OTAN com a organizacao atuava?

Quais os objetivos da OTAN com a organização atuava?

A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma aliança militar que foi criada em abril de 1949, formada pelas grandes potências ocidentais e capitalistas. O principal objetivo da OTAN era barrar o avanço do bloco socialista no continente europeu, dando apoio militar para as nações que fazem parte do tratado.

Como a OTAN foi criada?

Logo no início da Guerra Fria, a aliança ocidental, liderada pelos Estados Unidos, fundou, em abril de 1949, por meio do Tratado de Washington, a Organização do Tratado de Atlântico Norte – Otan -, aliança militar de assistência mútua contra uma possível tendência expansionista da União Soviética – URSS.

Como ficou conhecida a aliança militar que fez oposição à Organização do Tratado do Atlântico Norte?

A OTAN e o Pacto de Varsóvia Criada em 1949 – logo após o fim da Segunda Guerra – a Organização do Tratado do Atlântico Norte foi uma aliança militar intergovernamental entre os países da América do norte e Europa ocidental.

LEIA TAMBÉM:   O que e doppler periferico?

Em que ano foi dividida a OTAN?

Organização do Tratado do Atlântico Norte

Países membros da OTAN.
Tipo Aliança militar
Fundação 4 de abril de 1949 (72 anos)
Sede Bruxelas
Membros 30 países[Expandir]

Foi a Otan?

OTAN é a sigla para Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.

Quando foi assinado o Tratado do Atlântico Norte?

O Tratado do Atlântico Norte foi assinado em Washington, D.C. em 4 de abril de 1949 e ratificado pelos Estados Unidos em agosto. A base para a OTAN foi estabelecida em 1948, quando Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França e Reino Unido assinaram o Tratado de Bruxelas, criando uma aliança de defesa europeia.

Quem é a organização do Atlântico Norte?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.

LEIA TAMBÉM:   Como conseguir gratuidade de passagem?

Quem era o signatário do tratado na época?

Os países signatários do tratado na época eram a Bélgica, França, Noruega, Canadá, Islândia, Países Baixos, Dinamarca, Portugal, Itália, Estados Unidos, Luxemburgo e Reino Unido.

Quando foi assinado o Tratado de Washington?

No ano seguinte, em abril, foi assinado, nos Estados Unidos, o Tratado de Washington, que oficializava o surgimento da Otan e a entrada de novos países nos anos seguintes, como Canadá (1949), Alemanha (1955) e Espanha (1982).