Menu Fechar

O que sao indicadores de prevalencia?

O que são indicadores de prevalência?

É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. O coeficiente de prevalência é mais utilizado para doenças crônicas de longa duração, como hanseníase, tuberculose, AIDS e diabetes.

Onde e como deveríamos intervir para reduzir as iniquidades em saúde?

Portanto, para lograr redução nas iniquidades em saúde, a exposição a fatores de risco deve ser analisada para cada grupo socioeconômico, buscando identificar quais fatores são importantes para cada grupo e em que diferem daqueles observados para a população em geral.

Como entendemos as iniquidades em saúde?

As iniquidades em saúde são diferenças no estado de saúde ou na distribuição dos recursos de saúde entre diferentes grupos populacionais, decorrentes das condições sociais em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem.

LEIA TAMBÉM:   Qual foi a primeira tentacao de Cristo?

Quais são as maiores taxas de mortalidade infantil?

Desse modo, os estados brasileiros que apresentam as maiores taxas de mortalidade são: Alagoas (30,2) e Maranhão (29,0), ambos na região sudeste; e, Amapá (24,6), na região norte. Por sua vez, os estados da região sul lideram com as menores taxas de mortalidade infantil: Santa Catarina (9,2), Rio Grande do Sul (9,9) e Paraná (10,8).

Qual a redução da mortalidade infantil no Brasil?

Segundo o Ministério da Saúde e pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução da mortalidade infantil foi bem significativa, apontando para uma diminuição de aproximadamente 75\% desde 1990. Diante disso, enquanto na década de 90 o Brasil apresentava cerca de 52 mortes infantis a cada mil nascidos vivos,

Quais as regiões mais elevadas de mortalidade infantil?

No entanto, regiões como nordeste e norte do Brasil, aparecem com as mais elevadas taxas de mortalidade infantil, em detrimento do sul e sudeste que apresentam níveis inferiores.

Qual é o coeficiente de mortalidade infantil?

LEIA TAMBÉM:   Qual o nome da dor de cabeca forte?

Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) O Coeficiente de Mortalidade infantil é uma ferramenta que apresenta as estatísticas nessa área, sendo calculado segundo o número de óbitos de crianças de até doze meses por mil nascidos vivos no período de um ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde