Menu Fechar

O que e psicologia em grupo?

O que é psicologia em grupo?

A psicologia dos grupos é uma subárea de teoria e intervenção muito utilizada atualmente. Como psicólogos muitas vezes esquecemos sua importância para nosso próprio grupo. O objetivo é que possamos repensar as práticas e as cisões internas em que atuamos em prol da psicologia como ciência.

Porque terapia em grupo?

Quando o profissional faz uso da terapia grupal, ele contribui para impulsionar o tratamento de seus pacientes. Um dos motivos para isso é que a terapia em grupo favorece a socialização, construindo um espaço seguro para que os pacientes possam se expor diante de outras pessoas.

Qual o comportamento das pessoas nos grupos?

O comportamento das pessoas nos grupos é algo mais do que a soma dos comportamentos de cada uma delas. Os grupos diferem um do outro, sendo que cada grupo apresenta características que são marcantes de acordo com sua atuação e possuem uma personalidade própria a qual denominamos de sintalidade.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a plantacao do trigo?

Como é formado um grupo psicológico?

Um grupo psicológico é formado de pessoas que têm algo em comum, objetivos em comum e, principalmente, precisa haver organização. Dessa forma, os grupos podem ser muito produtivos. O autor cita como exemplo a criação de folclores e canções populares, produzidas por um grupo de pessoas.

Quais são as práticas grupais na intervenção psicológica?

As práticas grupais na atuação profissional do psicólogo constituem uma ferramenta fundamental para a intervenção psicológica nas áreas da psicologia: clínica e institucional. O objetivo desta pesquisa foi verificar as modalidades grupais da intervenção psicológica no

Como o comportamento não-tradicional se desenvolve?

A teoria da norma emergente afirma que o comportamento não-tradicional, tal como aquele associado à ação coletiva, se desenvolve em multidões como resultado da emergência de novas normas comportamentais em resposta a crises precipitantes.