Menu Fechar

Como sera possivel especificar o masculino e o feminino dos substantivos Sobrecomuns e comuns de dois?

Como será possível especificar o masculino e o feminino dos substantivos Sobrecomuns e comuns de dois?

Não têm gênero fixo: são masculinos quando se referem ao homem e femininos quando indicam a mulher. Por isso, são denominados comuns de dois gêneros. Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo.

Quais são as palavras masculino e feminino?

Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.

Como se referir aos dois gêneros?

Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”. A barra é um sinal gráfico que deve ser usado com muita parcimônia em textos cultos.

LEIA TAMBÉM:   Quando se fala nos problemas relacionados a geracao?

Quando o substantivo é Sobrecomum?

Que tem um só género gramatical, mas cuja forma invariável pode designar um indivíduo do sexo masculino ou do sexo feminino (ex.: algoz e cônjuge são nomes sobrecomuns do género masculino; criança e vítima são nomes sobrecomuns do género feminino).

Quais são os substantivos de dois gêneros?

Exemplos de substantivos comum de dois gêneros

  • o agente – a agente;
  • o artista – a artista;
  • o camarada – a camarada;
  • o colega – a colega;
  • o colegial – a colegial;
  • o compatriota – a compatriota;
  • o dentista – a dentista;
  • o estudante – a estudante;

Quais são os dois gêneros?

Feminino.

  • Masculino.
  • Neutro.
  • O que é um substantivo Sobrecomum exemplos?

    Quais as formações do feminino?

    Abaixo, mostramos algumas formações do feminino nos substantivos biformes. Grande parte dos substantivos terminados em -o (forma masculina), mudam para -a (forma feminina). Exs.: Os substantivos terminados em -ão (forma masculina) podem passar para -ã, -oa ou ainda para -ona na forma feminina. Exs.:

    Como formam os substantivos femininos?

    Exs.: Alguns substantivos que indicam ocupação ou título formam o feminino com os sufixos -esa, -essa e -isa. Exs.: Além das formações apresentadas acima para os substantivos biformes, também temos outras formações que não se encaixam em nenhum desses grupos, são as chamadas formações irregulares, como podemos ver abaixo.

    LEIA TAMBÉM:   Quando se comemora o Dia Internacional do Livro?

    Quais são os substantivos masculinos?

    Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica. 1) São masculinos os nomes de homens e as suas funções.