Menu Fechar

Como era o sistema democratico na Grecia Antiga?

Como era o sistema democrático na Grécia Antiga?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como acontecem as votações na Grécia Antiga?

O modelo ateniense baseava-se na democracia direta, ou seja, as decisões relativas à coisa pública eram tomadas pelo grupo de cidadãos que pertencia à pólis. Tais decisões eram debatidas em espaços públicos, como a ágora.

Como era a beleza na Grécia Antiga?

Na Antiguidade, a beleza estava mais ligada aos conceitos de saúde. Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.

LEIA TAMBÉM:   E normal Colica com 13 semanas?

Quem podia se candidatar na Grécia Antiga?

Podiam participar somente os cidadãos livres e com direitos políticos (pois eles poderiam ser perdidos), nascidos em Atenas, maiores de 30 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses.

Quem poderia votar na Grécia Antiga?

Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

Como era o governo de Atenas?

Democracia ateniense
AristocraciaDemocracia direta
Atenas Clássica/Governo

Qual era a ágora na Grécia Antiga?

A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).

Como se declarava a trégua na Grécia Antiga?

Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, para que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, realizados em honra de Zeus;

LEIA TAMBÉM:   Como tomar suco de toranja antes de uma refeicao?

Qual era a ágora de Atenas?

A ágora era uma praça pública onde ocorria as reuniões dos cidadãos das cidades-estado da Grécia Antiga. Ágora de Atenas: praça destinada ao exercício da democracia.

Como eles não podiam se casar com a Grécia?

Apesar de constituírem uma grande parcela da população, eles não tinham nenhum direito político e nem podiam se casar com os cidadãos da Grécia. Tinham também de pagar uma taxa (imposto de residência) para viverem em Atenas, como também tinham de pagar para poder trabalhar.