Menu Fechar

Como e a exposicao ao medo na terapia?

Como é a exposição ao medo na terapia?

Ela consiste em expor a pessoa aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta. Ao fazer isso na terapia, o paciente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento. A exposição, nesse caso, não é física. Em geral, o terapeuta conduz o paciente na sua imaginação.

Será que um problema psicológico pode ser explicado em termos de pensamentos e emoções?

Qualquer problema psicológico pode ser descrito ou explicado em termos de pensamentos, emoções e comportamentos.

Como a terapia cognitiva não funciona?

A terapia cognitiva não é pensamento positivo do género “vai correr tudo bem” pois além de isto não funcionar, pode não ser realista. A terapia considera o bom e o mau, as hipóteses piores, melhores e as mais prováveis. Uma boa parte da terapia é o cliente descobrir muitas outras facetas da realidade que até aí desconhecia.

LEIA TAMBÉM:   Quais os melhores tratamentos esteticos para o rosto?

Como o indivíduo vai sentir emoções negativas?

Em função destes pensamentos, o indivíduo vai sentir emoções negativas, como medo, tristeza e culpa.

Por que a terapia é indicada?

A terapia é indicada tanto para doenças de média ou alta complexidade e duração – como na depressão, no transtorno de ansiedade generalizada, no autismo, na bipolaridade e nas dependências – quanto para queixas pontuais e limitadas, caso de superação de traumas, lutos, perdas de emprego ou términos de relacionamento amoroso.

Qual a função do psicólogo na terapia?

Na terapia, o paciente é colocado diante de perguntas que aprofundam a reflexão e o fazem pensar sobre as relações complexas que a mente dele estabelece. Assim, é possível perceber e modificar distorções cognitivas. A função do psicólogo não é oferecer respostas ou direcionar a forma como as pessoas pensam e se comportam.

Qual é a abordagem do terapeuta TCC?

Foi com esse histórico que surgiu a abordagem, que busca analisar a relação entre nossos pensamentos, sentimentos e modos de agir. Ou seja, o terapeuta TCC entende que aquilo que uma pessoa faz se baseia no que ela pensa e em como ela se sente diante das situações da vida.

LEIA TAMBÉM:   O que foi a crise do software e quais suas principais consequencias?