Menu Fechar

Qual era a real intencao dos portugueses?

Qual era a real intenção dos portugueses?

A chegada dos portugueses no Brasil foi consequência das Grandes Navegações. Os portugueses também tinham interesse em expandir-se comercial e religiosamente, e o desejo de exploração e obtenção de riquezas, além do desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivou muitos a lançarem-se nessa arriscada atividade.

Qual era o interesse dos portugueses em relação ao pau-brasil?

Qual o interesse dos portugueses na extração do pau-brasil? O pau-brasil se mostrou economicamente interessante para os portugueses, pois essa madeira continha uma tinta vermelha muito utilizada na coloração de tecidos. Além disso, essa mesma madeira era de grande serventia na construção de casas, móveis e embarcações.

Quais eram as intenções dos portugueses em trazer o teatro para o Brasil?

Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese.

LEIA TAMBÉM:   Porque minha namorada e agressiva?

Como o Pau-brasil era adquirido por meio de escambo?

Como foi o Escambo no Brasil? No Brasil, logo após a chegada dos portugueses, utilizou-se o escambo na terra tupiniquim. Na época os índios trocavam pau-brasil por utensílios domésticos. Ou seja, cortavam e transportavam a madeira e em troca recebiam utensílios como espelhos, facões, perfumes ou aguardente.

Por que os europeus buscavam territórios estratégicos?

– Os europeus também buscavam territórios estratégicos para construírem bases militares, com o objetivo principal de proteger o comércio marítimo. – Havia também, entre alguns líderes europeus, a ideia de que o imperialismo era positivo para os povos africanos e asiáticos.

Quando começou a influência dos europeus sobre os países asiáticos?

A influência exercida pelos europeus sobre os países asiáticos se iniciou com as Grandes Navegações, através das descobertas e as tentativas de exploração de determinados territórios. Portugal e Espanha foram os que nos séculos XV e XVI impulsionaram esta maior influência.

Por que os europeus eram grandes potências industriais?

Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial.

LEIA TAMBÉM:   Como e o tratamento com o psiquiatra?

Como o continente foi descoberto pelos europeus?

Entretanto, o continente não foi descoberto pelos europeus – ele já era habitado por uma diversidade de sociedades. Certamente, a descoberta foi uma novidade somente para os próprios europeus que, na verdade, invadiram e impuseram seu poder às populações locais.