Menu Fechar

Qual e o nome das linhas tracadas no globo e nos mapas?

Qual é o nome das linhas traçadas no globo e nos mapas?

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.

Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em hemisfério leste e Hemisfério oeste?

MERIDIANO DE GREENWICH
O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda. As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS.

Qual o nome das linhas imaginárias das coordenadas geográficas?

As linhas imaginárias são denominadas de paralelos e meridianos e levam em consideração os pontos cardeais. No caso dos paralelos temos as linhas horizontais que cortam o globo de Norte a Sul, já os meridianos correspondem as linhas verticais que cortam de Leste a Oeste.

Como são chamadas as linhas que vão de um polo ao outro e estão perpendiculares à Linha do Equador *?

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias que fazem parte do sistema de coordenadas geográficas da Terra. Os paralelos, na verdade, são círculos traçados de forma perpendicular ao eixo da Terra.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a relacao entre politica publica e direito?

Qual é o nome das linhas imaginárias que se encontram paralelas à Linha do Equador?

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Quais são as principais linhas imaginárias do globo?

Entre os principais paralelos, temos o trópico de Câncer e o trópico de Capricórnio, este último cortando o Brasil. São as linhas que não podemos vê-las, mas são imaginadas e dividem o globo de duas maneiras, as principais linhas imaginárias são a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich.

Quais são essas linhas imaginárias?

Sendo assim, podemos dizer que essas linhas imaginárias são círculos e semicírculos que circundam a Terra nos dois sentidos, o norte-sul e leste-oeste. Os paralelos são as linhas imaginárias que passam paralelamente à Linha do Equador (que é outra linha imaginária que divide a Terra no meio, dando origem aos hemisférios norte e sul).

LEIA TAMBÉM:   Porque as pessoas se viciam em remedios?

Qual a coordenada do Hemisfério Oeste?

– Longitude negativa: são os lugares localizados no hemisfério oeste ou ocidental. Por exemplo: Inglaterra, com a seguinte coordenada 38° N 9° O (trinta e oito graus a Norte e nove graus a Oeste).

Quais são as linhas horizontais que cortam a superfície da Terra?

As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.