Menu Fechar

Qual deve ser a postura do profissional de psicologia educacional no contexto escolar?

Qual deve ser a postura do profissional de psicologia educacional no contexto escolar?

Ao contrário da visão de controle, a atuação preventiva em Psicologia Escolar deve estar respaldada em ações que busquem a) facilitar e incentivar a construção de estratégias de ensino diversificadas, b) promover a reflexão e a conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos e c) superar, junto com …

Como é o trabalho desenvolvido pela Psicologia Escolar e educacional nos dias de hoje?

Nesta nova configuração, a Psicologia Escolar passou a valorizar as relações e o contexto histórico no qual as dificuldades se instalam e, atualmente, caracteriza-se por uma atuação preventiva e relacional que valoriza a participação do professor e o cuidado com sua saúde psíquica.

Como o comportamento é baseado em comportamentos observáveis?

Behaviorismo é baseado em comportamentos observáveis, por isso às vezes é mais fácil quantificar e coletar dados ao realizar pesquisas. Técnicas terapêuticas eficazes, como intervenção comportamental intensiva, análise comportamental, economias simbólicas e treinamento em testes discretos, estão todas enraizadas no behaviorismo.

Qual a posição da psicologia comportamental?

LEIA TAMBÉM:   Qual e o exame de ecocardiograma?

Embora a psicologia comportamental tenha assumido uma posição mais profunda depois de 1950, seus princípios ainda permanecem importantes. Ainda hoje, a análise do comportamento é frequentemente usada como uma técnica terapêutica para ajudar as crianças com autismo e os atrasos no desenvolvimento adquirem novas habilidades.

Quais são os principais objetivos da psicologia?

Como você aprendeu acima, os quatro principais objetivos da psicologia são: descrever, explicar, prever e mudar o comportamento. Em muitos aspectos, estes objetivos são semelhantes aos tipos de coisas que você provavelmente faz todos os dias e como você interage com os outros.

Quais são os comportamentos estritos?

Simplificando, behavioristas estritos acreditam que todos os comportamentos são o resultado da experiência. Qualquer pessoa, independentemente do seu passado, pode ser treinada para agir de uma maneira particular, com o condicionamento certo.