Menu Fechar

Qual a importancia de se estudar a dorsal oceanica?

Qual a importância de se estudar a dorsal oceânica?

As dorsais oceânicas representam as elevações do relevo submarino ocasionadas pela influência do tectonismo em zonas de afastamento. As áreas onde se formam as dorsais oceânicas são, obviamente, geologicamente mais jovens e constituem os pontos de renovação das rochas, uma vez que o magma se solidifica nessas áreas.

O que significa dorsal oceânica?

Montanhas submarinas cuja origem é provocada pela expulsão do magma através de fraturas da crosta, em consequência de fenómenos tectónicos ocorridos na região. A mais extensa é a dorsal médio-oceânica do Atlântico, encontrando-se dorsais em todos os oceanos.

O que é a dorsal Meso-atlântica explique?

Conhecida também pelos nomes de dorsal Submarina e Crista Média Oceânica, a dorsal Meso-atlântica consiste em um conjunto de montanhas que ficam abaixo do nível do mar. Tamanha é sua área que, caso não estivesse abaixo no nível do mar, seria um dos maiores fenômenos naturais vistos do espaço.

LEIA TAMBÉM:   Que mes floresce a cerejeira?

Quais são os limites das placas tectônicas?

Os três limites das placas tectônicas. 1°- Placas Convergentes: São quando as placas convergem, ou seja, quando elas colidem. A placa mais densa mergulha sobre a menos densa gerando uma área de intenso magmatismo. Existem três tipos de convergência:

Como ocorre a movimentação das placas tectônicas?

Assim, esta movimentação das placas acaba por inferir em constantes choques em suas regiões de encontro, o que ocasiona em atividades sísmicas e vulcânicas ao redor do globo. Os limites entre tais placas tectônicas, porém, podem seguir diferentes orientações, determinando, desta forma, a classificação que será exposta abaixo.

Quando ocorrem as placas divergentes?

2°- Placas Divergentes: Esse processo ocorre quando as placas se divergem, ou seja, afastam-se uma das outras formando crostas (Relevos) oceânicas ou dorsais meso-oceânicas.

Quando as placas convergem?

1°- Placas Convergentes: São quando as placas convergem, ou seja, quando elas colidem. A placa mais densa mergulha sobre a menos densa gerando uma área de intenso magmatismo. Existem três tipos de convergência:

LEIA TAMBÉM:   O que significa dizer que a floresta amazônica e Auto-sustentavel?

https://www.youtube.com/watch?v=g8bS0JCSGE4