Menu Fechar

Qual a funcao do ego na relacao com o id e com o superego?

Qual a função do ego na relação com o id e com o superego?

O Id é a parte responsável por todos os instintos, desejos e impulsos primitivos do indivíduo, que são classificados como os “princípios do prazer”. O Ego, por outro lado, consiste na realidade da personalidade da pessoa, mantendo o equilíbrio entre as vontades do Id e as repressões do Superego.

O que significa o ego entrar em conflito com o id?

O ego é a estrutura mental que permanece mais próxima da realidade. Uma vez tendo-se diferenciado a partir do id, o ego freqüentemente entra em conflito com este (conflito interno – conflito dentro da mente). O ego controla o aparelho muscular e o sensorial. Pode dirigir a atenção e pode reprimir certas percepções.

O que Freud conclui do ID ego e superego?

Em 1923, no livro “O Ego e o Id”, Freud expôs uma divisão da mente humana em três partes: 1) o ego que se identifica à nossa consciência; 2) o superego, que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e as proibições que nos são inculcadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanham de forma …

LEIA TAMBÉM:   Como sao formados a grafite e o diamante?

Qual a função do ego?

O Ego se forma a partir do Id e representa a parte do sistema psíquico que está em contato com a vida real. A função do Ego é aplacar as exigências do Id, à medida em que o indivíduo vai estruturando sua própria identidade. Ao tempo em que protege o Id, o Ego obtém dele a energia que necessita para suas realizações.

Por que o ego tem relação com a realidade?

Se pode compreender então, que o Ego tem relação com a realidade, se forma com parte do que vem do Id e do ideal do Eu (uma instancia crítica). Por esse último, o Ego se firma também em um ideal de perfeição, espécie de nirvana onde tudo voltará a ser como antes, talvez como foi na vida uterina.

Qual a relação entre ego e superego?

Aí entra a importâncias das outras instancias do mundo psíquico do sujeito, Ego e Superego. O Ego se distingue do Id; na verdade, ele se conforma em oposição ao Id. Assim, o Ego se contacta com a realidade funcionando com base no principio de realidade e sendo construído por identificações.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os 20 melhores alimentos do mundo?

Por que o ego não é consciente?

Também não é totalmente consciente, uma vez que mecanismos de defesa que o compõem são parte do nível inconsciente. Além do mais, o ego é responsável pelo lado científico do indivíduo, pela interpretação e pela ação no mundo exterior à mente. É ele que possibilita uma mente atenta, focada e concentrada.