Menu Fechar

Quais sao os entendimentos dados a psicologia considerada apenas pelo senso comum?

Quais são os entendimentos dados a psicologia considerada apenas pelo senso comum?

A psicologia se baseia em ciência, compreensão teórica e pesquisas, mas o senso comum se baseia na experiência e raciocínio. Esta é a principal diferença entre as duas palavras. Através deste artigo, vamos tentar obter uma compreensão mais clara das duas coisas.

Qual a diferença entre a psicologia do senso comum e a psicologia científica explique exemplificando?

No senso comum o indivíduo se baseia no conhecimento popular e em comportamentos totalmente práticos. Ademais, no conhecimento científico é necessário observação, análises e comprovações para que um comportamento ou uma experiência possa ser confirmada como verdadeira.

Qual a relação entre psicologia do senso comum e ciência?

Sem dúvida, a relação entre Psicologia do senso comum e a ciência é muito estreita. Afinal, o conhecimento científico tem como objeto o estudo real que é a vida. Aliás, há muitos conhecimentos da psicologia apropriados pelo senso comum.

Por que a psicologia científica não tem resposta?

Na prática não têm resposta. A psicologia científica face ao senso comum. Face ao senso comum e à psicologia popular, a psicologia científica pode ter uma função de contestação, uma função supletiva ou desenvolver a sua especificidade própria. O senso comum não é conhecimento científico.

LEIA TAMBÉM:   Quem tem problema de pressao alta pode tomar cha verde?

Por que o ‘homem’ é o objeto da psicologia?

Um outro motivo que pode ser citado é que sendo o ‘homem’ o objeto da Psicologia, o pesquisador confunde-se com o objeto pesquisado. Portanto, a concepção de ‘homem’ que o pesquisador traz consigo [ confunde ] contamina a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre principalmente porque há várias concepções de ‘homem’ entre os cientistas.

Qual a relação entre a psicologia e o conhecimento científico?

Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia (Capítulo I). – 13 ed. reformada e ampliada – São Paulo: Saraiva, 2002. Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano [ conhecimento cotidiano ].