Menu Fechar

Quais sao os aspectos da diversidade cultural?

Quais são os aspectos da diversidade cultural?

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território …

Quais são os aspectos culturais da região sul?

Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado. O gaúcho, que não dispensa a bombacha, o lenço e o poncho, aprecia o chimarrão e o churrasco.

O que é a diversidade brasileira?

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

LEIA TAMBÉM:   Como e o estagio em psicologia?

Quais são os aspectos culturais da região Sudeste?

Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como: Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia e ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul.

Quais são os aspectos culturais da região Centro-oeste?

São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada, no estado de Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; além da culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.

Quais são os elementos característicos da cultura brasileira?

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas. A literatura de cordel é um exemplo de elemento cultural genuinamente brasileiro.

Qual a dimensão cultural do Brasil?

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os efeitos colaterais do laser?

Qual foi a influência dos grandes centros culturais do Brasil?

Também foi grande a influência dos grandes centros culturais dos países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo. Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa .

Quais são as influências da cultura brasileira?

Atualmente, a cultura brasileira sofre diversas influências além daquelas raízes apontadas no tópico anterior. A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.