Menu Fechar

Quais os dois processos comportamentais que estao envolvidos no procedimento de discriminacao de estimulos?

Quais os dois processos comportamentais que estão envolvidos no procedimento de discriminação de estímulos?

O comportamento operante pode ser colocado sob controle de estímulos antecedentes, e a relação entre o responder discriminado e tais estímulos resultante desse processo pode, por sua vez, ser controlada por outros estímulos, gerando o processo comportamental chamado de discriminação condicional.

O que é controle de estímulos?

Inserida na Análise Experimental do Comportamento, a área de “Controle de Estímulos” está no contexto do Behaviorismo Radical de Skinner. Sendo assim, pesquisa-se comportamento, entendendo-o como uma parte das atividades do organismo, em interação com o ambiente.

O que é discriminação em análise do comportamento?

A discriminação operante é um processo comportamental básico dos organismos no qual ocorrem respostas específicas apenas na presença de determinados estímulos. Assim, cada estímulo ocasiona uma resposta específica.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se nao pagar o nenkin?

O que envolve o processo de estabelecimento de uma discriminação?

O processo de estabelecimento de uma discriminação envolve experiência com, pelo menos, uma classe de respostas e dois conjuntos de estímulos: aqueles que deverão assumir uma função de SD para essa classe de respostas e aqueles que deverão assumir uma função de S Delta.

Como se estabelece a discriminação?

Segundo Reese (1975, p.28) “… a discriminação se estabelece pelo fato de um comportamento ser reforçado na presença de uma situação estimuladora e não ser na presença de outra situação estimuladora, processo esse chamado de ‘reforçamento diferencial’”.

Quais são os estímulos discriminativos?

Porém aqueles estímulos que são apresentados antes do comportamento e controlam sua ocorrência são considerados estímulos discriminativos “S d ”. Ao inserimos os Estímulos Discriminativos nas contingências temos a unidade básica de análise do comportamento operante, Skinner denominou esse processo de Tríplice Contingência.

Como aumentar a probabilidade de ocorrência do comportamento?

Os estímulos associados ao reforço aumentam a probabilidade da ocorrência do comportamento, conquanto que os estímulos que sinalizam a extinção ou a punição diminuem a probabilidade do comportamento quando tais estímulos forem apresentados.

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor de uma creche particular?