Menu Fechar

O que sao praticas protecionistas?

O que são práticas protecionistas?

“Protecionismo” pode ser definido como um conjunto de ações governamentais para proteger a economia de seu país. Tais ações são feitas, na maioria das vezes, por medidas que restringem ou proíbem importações de determinados bens, visando proteger o mercado interno da concorrência externa.

Como funciona o protecionismo agrícola?

O protecionismo agrícola se caracteriza pela proteção que o governo estabelece para certos setores da agricultura. Normalmente é feito através de subsídios, facilidades de crédito ao agricultor e redução de impostos.

Que consequências às medidas protecionistas trazem para os países menos desenvolvidos?

Ao afetar de forma negativa as exportações, o protecionismo dos países industrializados traduz-se evidentemente em diminuição da capacidade de importar das economias latino-americanas, o que dificulta a superação da crise econômica em que se encontra a maior parte da região.

LEIA TAMBÉM:   Pode abrir o vinho e guardar?

Qual a origem do protecionismo?

O protecionismo tem origem em políticas econômicas ou sociais quando existe a proteção dos bens do mercado interno. Sua principal definição vem da economia mundial, quando um país se protege dos produtos de outros países.

Qual é a doutrina do protecionismo?

Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.

Como são usadas as práticas protecionistas?

Em essência, práticas protecionistas são usadas pelos governantes desde o Mercantilismo, quando os reis absolutistas das nações europeias criavam inúmeras barreiras alfandegárias para produtos de outros territórios.

Qual a consequência do protecionismo para a sociedade?

Para o economista Marcos Lisboa, atual diretor-presidente do Insper, deve-se sempre discutir as consequências do protecionismo para a sociedade como um todo: “o primeiro ponto que deve ser enfrentado é que a política de proteção custa para a sociedade, a sociedade paga um preço por isso.

LEIA TAMBÉM:   Qual a idade minima para ciclar?