Menu Fechar

O que foi decidido na Paz de Augsburgo?

O que foi decidido na Paz de Augsburgo?

A Paz de Augsburgo ou de Ausburgo foi um tratado assinado entre Carlos V e as forças da Liga de Esmalcalda em 25 de setembro de 1555 na cidade de Augsburgo, na atual Alemanha. O resultado da Paz de Augsburgo foi o estabelecimento da tolerância oficial dos luteranos no Sacro Império Romano-Germânico.

Quem foi Henrique VIII ele contribuiu no processo de reforma protestante?

Com a Reforma Anglicana, Henrique VIII tornou-se chefe supremo da Igreja na Inglaterra e confiscou as terras da Igreja, que foram vendidas a pessoas que formaram uma base de apoio ao rei.

Como era a relação da Igreja com o estado vigente?

A Igreja pregava a ética cristã, valorizando a família, transmitindo uma moral de bom comportamento, de trabalho como símbolo de dignidade e a obediência ao Estado, que era a ordem vigente; competindo a ela, a regeneração moral da sociedade.

LEIA TAMBÉM:   O que desejar na Pascoa?

Quais foram as principais religiões criadas após a reforma protestante?

O protestantismo é um conjunto de doutrinas religiosas cristã do século XVI, derivada da Reforma Protestante liderada pelo padre alemão Martinho Lutero. O protestantismo, junto com o catolicismo e com a ortodoxia formam as três principais divisões do cristianismo.

Qual é a doutrina da igreja luterana?

Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.

Qual a importância do Ato de Supremacia declarado por Henrique VIII?

O Ato de Supremacia foi uma lei de 1534, que tornou o rei inglês Henrique VIII o chefe supremo da Igreja Anglicana. Henrique VIII: Ato de Supremacia ampliou os poderes políticos, jurídicos e religiosos do rei.