Menu Fechar

O que e a participacao social no SUS?

O que é a participação social no SUS?

A participação em Conselho se dá por eleição de seus pares, para os representantes de usuários e trabalhadores da Saúde, enquanto que gestores e prestadores indicam seus representantes. O Prefeito deve apenas nomear os conselheiros escolhidos pelos vários segmentos.

Como se dá a participação do cidadão no SUS como a população pode participar da construção do SUS?

Conselhos de Saúde são canais de participação social no planejamento das políticas do SUS. Os Conselhos de Saúde são o principal canal de participação popular nas decisões da administração pública que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e por isso devem representar toda a diversidade social e cultural da sociedade.

Por que uma sociedade precisa ser socializada?

Toda sociedade precisa ensinar sua língua, seus valores, seus costumes, seus pensamentos para quem nasce dentro dela. Nessa perspectiva, um indivíduo socializado é aquele que é reconhecido como um membro legítimo dessa sociedade. Uma vez que todas as pessoas passam por isso, raramente percebemos quando estamos sendo socializados.

LEIA TAMBÉM:   Porque anti-inflamatorio causa gastrite?

Qual a abordagem da socialização?

A socialização, portanto, é um processo educativo. É o meio pelo qual uma sociedade torna cada indivíduo um ser social, à sua imagem. Essa abordagem da socialização mostra o caráter total da sociedade, explicando tanto os padrões como as exceções.

Como a socialização é entendida?

Boa leitura! Socialização pode ser entendida como o processo pelo qual o indivíduo assimila e aprende as regras básicas do modo de vida de uma sociedade. Este processo de socialização acontece mediante a interiorização da cultura de determinada organização social em que o indivíduo nasce e cresce.

Qual a importância da socialização no sentido sociológico?

De qualquer modo, socialização no sentido sociológico tem uma importância teórica de explicar a forma como as pessoas crescem e são reconhecidas dentro de uma sociedade. Conhecer essas acepções pode ser importante para dar relevância a essa distinção do conhecimento da Sociologia.