Menu Fechar

Quem e o Oceano Atlantico?

Quem é o Oceano Atlântico?

Atinge o oeste da América, o sul da Antártida, a Oceania e o leste asiático. Oceano Atlântico: considerado o segundo maior oceano, é um divisor natural entre os continentes americano, europeu e africano. Devido à Linha do Equador, é chamado de Atlântico Norte (Hemisfério Norte) e Atlântico Sul (Hemisfério Sul).

Qual a profundidade do Oceano Atlântico?

No Atlântico a maior profundidade é de 9.220 metros, nas fossas de Porto Rico e a profundidade média não ultrapassa os 3.600 metros. Por fim, o oceano Índico tem uma profundidade média de 4.000 m e a fossa do Almirante, com 9.000 m é o ponto mais profundo.

Qual o assoalho oceânico?

Assoalho oceânico: parte profunda do oceano que se expande e se retrai de acordo com o movimento das placas tectônicas oceânicas. Fossas oceânicas: são as áreas mais profundas dos oceanos, formando grandes depressões em áreas onde há placas tectônicas convergentes.

LEIA TAMBÉM:   Qual cor combina com loira branca?

Por que o Oceano surge a partir dessa explosão?

No entanto, o oceano não surge a partir dessa explosão, ou seja, ele é uma criação oriunda de processos naturais que aconteceram no planeta. No início, a temperatura na Terra era extremante alta, impossibilitando a existência e o desenvolvimento da vida. Todo esse vapor estava envolto no planeta, e não havia acúmulo de água líquida.

Qual a área desse oceano?

A área desse oceano foi delimitada pelo Tratado da Antártida, realizado em 1956, e perfaz um total aproximado de 20,3 milhões de km². Apesar das baixas temperaturas, apresenta uma grande biodiversidade, ao contrário do Ártico, incluindo pinguins, focas, leões-marinhos, cetáceos, plânctons e outros.

Qual a velocidade do voo para o leste?

Assim, quando está seguindo para o oeste, ele continua viajando simultaneamente para o leste junto com a Terra, mas mais lentamente — cerca de 675 km/h —, é isso que justifica o fato de os voos que vão contra a rotação chegarem a algum lugar.

Qual a relevância do Oceano Pacífico?

A vasta área ocupada pelo Oceano Pacífico faz com que ele apresente uma grande relevância climática, pois é nele que boa parte das massas de ar e correntes marítimas é produzida. E isso sem falar nas anomalias e alterações climáticas cíclicas, tais como o El Niño, o La Niña e a Oscilação Decadal do Pacífico.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o dono da Campo Real?

O Atlântico é o único oceano que se comunica com todos os outros do planeta Terra, como indicado no mapa. Ao norte, ele se encontra com o Glacial Ártico; ao sul, com o Glacial Antártico; ao oeste, com o Índico, e, ao leste, com o Pacífico.

Seu tamanho é de, aproximadamente, 107 milhões de km², e sua profundidade máxima é de, aproximadamente, 8000 mil metros. O oceano Atlântico está situado entre a América, a África e a Europa.

Quais são os problemas do Oceano Atlântico?

Os oceanos são ecossistemas aquáticos que contém uma grande biodiversidade de vegetais e animais. No entanto, a pesca excessiva, poluição das águas, perda de espécies vegetais e animais, exploração desenfreada de minerais tem sido alguns dos problemas que durante as últimas décadas o Oceano Atlântico vem sofrendo.

Qual o seu assoalho oceânico?

Do seu assoalho oceânico surge a dorsal Atlântica, além de importantes reservas petrolíferas na plataforma continental. Área de abrangência do oceano Atlântico, em azul-escuro.