Menu Fechar

Que fato aconteceu em 1.752 em Macapa?

Que fato aconteceu em 1.752 em Macapá?

Em 1752, uma epidemia de cólera grassou em Macapá. A notícia chegou a Belém, e em 7 de março desse mesmo ano, inesperadamente Mendonça Furtado aportou na povoação, trazendo o único remédio que havia na Capitania e medicamentos, conseguindo controlar a moléstia.

Que tratado fez o Brasil incorporar terras que atualmente formam o estado do Amapá?

De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o território correspondente ao Amapá era colonizado pelos espanhóis. Por isso, somente no ano de 1900 o Amapá foi definitivamente incorporado ao território brasileiro.

Qual o motivo entre os vaqueiros e os índios Paiacus?

Seu intuito era poder escravizar indígenas e tomar suas terras, com a desculpa de que estariam em guerra. Sem nada saber, como se acolhe um aliado, os Paiacu receberam-no e sua comitiva com festa. Como Navarro, outros bandeirantes agiram de forma brutal contra os indígenas na região.

LEIA TAMBÉM:   Como utilizar a cadeira higienica e para que serve?

Por que o processo de ocupação do território piauiense foi diferenciado do restante do Nordeste?

A explicação tradicional diz que o Piauí foi o único estado ocupado do interior para o litoral porque o povoamento de seu território começou nas fazendas de gado que se instalaram no sul da região.

Quais são as famílias descendentes dos Paiacus?

Nome, população e localização. O nome Payaku designa uma etnia numerosa que, no século XVI, habitava toda a faixa sublitorânea dos atuais estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Hoje, o grupo que ficou mais conhecido como Jenipapo-Kanindé são descendentes dos Payaku que viviam na mesma região.

O que foi o massacre do Jaguaribe?

Em 4 de agosto de 1699, o bandeirante paulista Manuel Álvares de Moraes Navarro com 130 homens e mais 200 índios aliados atacaram inesperadamente os Paiacu, habitantes da ribeira do Jaguaribe, no Ceará. Quando começaram as danças, os soldados das tropas e índios Janduí iniciaram a matança.

Como se deu a ocupação do território piauiense?

A ocupação do território do estado do Piauí foi realizada principalmente por pequenos agricultores, investidores e vaqueiros baianos que instalaram as primeiras fazendas de gado próximas aos cursos d’água da Bacia do Rio Parnaíba, onde surgiram as primeiras vilas que ficaram caracterizadas pelas enormes distâncias e …

LEIA TAMBÉM:   Quantos dias depois da transferencia ocorre a nidacao?

Qual a origem do povo piauiense?

Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado do Piauí, era povoada por índios de diferentes tribos. Em 1661, instalaram-se na região e formaram o primeiro povoado os colonos que vieram da Bahia e do interior de São Paulo (Bandeirantes). …