Menu Fechar

Qual o impacto do uso da agua na producao de alimentos?

Qual o impacto do uso da água na produção de alimentos?

Cada alimento, seja de origem animal ou vegetal, necessita de certa quantidade de água para ser produzido. As plantas necessitam de água para estabelecer-se, e os animais, além de bebê-la, necessitam indiretamente da água utilizada na produção de vegetais que fazem parte de sua dieta ou da alimentação de suas presas.

Em qual ação você contribui para um maior gasto de água?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70\% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22\%, e, por último, o uso doméstico, com 8\%.

Porque a agropecuária é a atividade que mais consome água no mundo?

LEIA TAMBÉM:   Qual e o nome dos imigrantes?

Setor imprescindível para o abastecimento mundial de alimentos, a irrigação é o insumo que mais desperdiça outro recurso essencial à vida: a água. A Organização das Nações Unidas (ONU) revela que aproximadamente 70\% de toda a água disponível no mundo – que já não é muita – é utilizada para irrigação.

Quais são os alimentos produzidos em sistemas irrigados?

A baixa disponibilidade de água ou a irregularidade de chuvas são os principais fatores que levam o produtor a adotar técnicas de irrigação. Arroz, feijão, cana-de-açúcar, legumes, frutas e verduras são alimentos presentes na mesa do brasileiro que foram produzidos em sistemas irrigados.

Qual a produtividade da agricultura irrigada?

Segundo Postel (2000), no mundo, a agricultura irrigada é responsável por cerca de 40\% de toda produção, viabilizando produzir fisicamente, em uma mesma área, até quatro vezes mais que a agricultura de sequeiro.

Qual a importância da agricultura irrigada na produção global de alimentos?

Para evidenciar a importância da agricultura irrigada na produção global de alimentos, Sojka et al. (2006) comentam que seria necessário expandir a área de sequeiro em cerca de 250 milhões de hectares para se obter uma produção equivalente à produção média adicional que é proveniente de áreas irrigadas.

LEIA TAMBÉM:   Como saber o tamanho ideal da luva de boxe?

Qual o papel da irrigação na segurança alimentar e nutricional da população mundial?

A agricultura irrigada tem papel fundamental no aumento da oferta de alimentos e na garantia da segurança alimentar e nutricional da população mundial.