Menu Fechar

Qual e o estudo da Paleontologia?

Qual é o estudo da Paleontologia?

A Paleontologia é a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra. O paleontólogo faz escavações em busca desses seres que ficaram preservados nas rochas sob a forma de fósseis.

Qual a importância de estudar paleontologia no curso de Ciências Biológicas?

Em virtude disto, a Paleontologia garante sustentação teórica a vários temas, tais como evolução, tempo geológico, bio- geografia, tafonomia e estratigrafia, o que torna a sua aprendizagem relevante na educação básica, já que possibilita uma maior compreensão do plane- ta, suas transformações e a utilização dos …

Onde se podem encontrar os fósseis?

Os penhascos marinhos, as pedreiras e outras rochas expostas são locais de grande interesse para a descoberta de fósseis. Também as grutas, como antigos abrigos de homens e animais, podem proporcionar valiosas descobertas paleontológicas. Onde se podem encontrar os fósseis?

LEIA TAMBÉM:   Quantas pilhas sao necessarias para acender um LED?

Qual a idade dos fósseis?

A idade dos fósseis foi determinada com segurança porque as rochas se formaram entre duas sucessões vulcânicas, o que reduz a variação da idade a poucos milhões de anos, explicou Martin Brasier, da Universidade de Oxford.

Por que os cientistas estudam fósseis?

Os cientistas que estudam fósseis são chamados de paleontólogos. Os fósseis são de particular interesse para os geólogos, pois podem ajudar a determinar a idade de uma determinada rocha em comparação com outras rochas, ou identificar o ambiente em que a rocha foi formada.

Quais são os fósseis mais preservados?

Restos preservados tornam-se fósseis se atingirem a idade de cerca de 10.000 anos. Os fósseis podem vir do Éon Arqueano (que começou há quase 4 bilhões de anos) até a Época do Holoceno (que continua até hoje). Os dentes fossilizados de mamutes lanosos são alguns de nossos fósseis mais “recentes”.