Menu Fechar

Qual a importancia dos nucleos de condensacao para a formacao das chuvas?

Qual a importância dos núcleos de condensação para a formação das chuvas?

Quando a condensação ocorre no ar acima do solo, minúsculas partículas conhecidas como núcleos de condensação servem como superfície sobre a qual o vapor d’água condensa. No ar limpo, o grau de supersaturação necessário para desenvolvimento de nuvens aumenta rapidamente a medida que o raio das gotículas decresce.

Para que haja condensação do vapor d’água na atmosfera é necessária a presença de?

Para que haja condensação na atmosfera, há necessidade da presença de núcleos de condensação, em torno dos quais se formam os elementos de nuvem (pequenas gotículas de água que permanecem em suspensão no ar).

O que significa núcleos de condensação?

Núcleos de condensação são partículas formadas de sal, poeira e ácidos encontrados na atmosfera, assim como partículas produzidas de emissões biogênicas de enxofre, produtos de queima de vegetação e materiais fósseis. O vapor d’água se condensa em torno desses núcleos, que possuem afinidade química com vapor d’água.

LEIA TAMBÉM:   Qual santo e homenageado pelos amantes?

Como ocorre a condensação do vapor d’água na atmosfera?

Núcleos de condensação na atmosfera. Se a saturação ocorre a temperaturas entre 0 °C e –4 °C, o excesso de vapor d’água condensa-se, formando água super-resfriada, ou seja, água abaixo de 0 °C, mas ainda na fase líquida. Na atmosfera, o gelo não se forma nesse intervalo de temperatura.

Quais são os núcleos de condensação?

Podem ser formados de poeira, gotículas de água, partículas de gelo,aerossóis, partículas de sais e de ácidos que são encontradas na atmosfera, partículas produzidas de emissões biogênicas de enxofre, produtos de queima de vegetação, poluentes da queima de materiais fósseis Núcleos de condensação

Qual é a parte da nuvem em que o vapor se condensa?

Núcleo de condensação é a parte da nuvem em que o vapor de água se condensa.

Como ocorre a formação de nuvens?

Formação de nuvens As nuvens são causadas pelo arrefecimento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.

LEIA TAMBÉM:   Quais os objetivos de aplicar uma avaliacao de desempenho?

Qual é o conjunto de nuvens?

Nuvens. Nuvem é um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo, em suspensão na atmosfera. Este conjunto pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões, e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.