Menu Fechar

Quais sao as fases que devem ser observadas para o lancamento de um novo produto no mercado ou a melhoria de um produto ja existente que esta em declinio?

Quais são as fases que devem ser observadas para o lançamento de um novo produto no mercado ou a melhoria de um produto já existente que está em declínio?

Levitt propôs um modelo de cinco fases para o que chamou de Ciclo de Vida do Produto. São elas: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Logo na sequência, vou explicar mais sobre cada uma. Antes, porém, é interessante entender por que o economista pensou que definir esse modelo seria útil.

O que acontece na fase de declínio?

O ciclo ou fase de declínio acontece quando o produto ou marca depois de muito tempo desfrutando de lucro e vendas, cai no mercado. Em razão disso, as vendas caem e, consequentemente, o lucro também. Para os especialistas em marketing, neste estágio, o empreendedor não deve investir mais recursos neste estágio.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da linguagem corporal para que eu possa me comunicar com as pessoas e ter mais sucesso?

Como o uso de softwares podem agregar valor e aumentar o ciclo de vida de um produto?

Um software ERP é uma ferramenta tecnológica muito útil para trabalhar com o conceito de ciclo de vida dos produtos, pois informatiza todos dos dados do seu negócio. Também serve para conectar os setores e automatizar os procedimentos, de modo que a rotina da sua empresa se torne mais dinâmica.

Qual é a fase de crescimento do produto?

Esse ciclo representa a jornada do produto desde o momento em que é oferecido ao público até o momento em que perde sua relevância e é substituído por outra solução. Obviamente, cabe ao marketing garantir que o produto alcance rapidamente a fase de crescimento logo após sua introdução no mercado.

Quais são as fases do produto?

O produto percorre quatro fases distintas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. E, em cada uma delas, vendas e lucros evoluem de maneiras diferentes, o que implica a adoção de estratégias de marketing também diferenciadas. Introdução: nessa fase começa o lançamento do produto.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os sinais de parada cardiaca ou respiratoria?

Qual o ciclo de vida de um produto?

Segundo Kotler e Keller (2006 apud REIS, 2007), ao se dizer que um produto possui um ciclo de vida faz-se necessário visualizar os seguintes fatores: As vendas dos produtos passam por estágios distintos, cada um deles com desafios, oportunidades e problemas diferentes para as empresas;

Será que o marketing cuida do desenvolvimento do produto?

Ou seja: o gestor de produto cuida do desenvolvimento, enquanto o marketing cuida das estratégias mercadológicas. Obviamente, ambos têm que trabalhar juntos para garantir que o produto supra todas as necessidades do público-alvo e tenha sucesso no mercado.