Menu Fechar

Quais os principais pressupostos da Gestalt-terapia e sua concepcao de homem?

Quais os principais pressupostos da Gestalt-terapia e sua concepção de homem?

A Gestalt-terapia tem uma visão de homem baseada no existencialismo, que valoriza a subjetividade, a singularidade, a responsabilidade e a vivência e tem como foco principal a existência humana.

Qual a importância da awareness para a Gestalt-terapia?

Um conceito central em Gestalt-Terapia é o conceito de awareness1, que se caracteriza pela consciência de si e a consciência perceptiva; é a tomada de consciência global no momento presente, a atenção ao conjunto da percepção pessoal, corporal e emocional, interior e ambiental (Ginger, 1995, p.

O que é o contato para a Gestalt?

A Gestalt terapia também poderia ser chamada de terapia do contato (Ginger & Ginger, 1995), conceito essencial nesta abordagem. Para Yontef (1998), contato é o processo de reconhecer a si mesmo e ao outro em um duplo movimento: o de conectar-se e de afastar-se do diferente.

LEIA TAMBÉM:   Como conectar o celular a rede de internet?

O que é o contato na Gestalt-terapia?

Contato é um núcleo de Psicologia orientado pela abordagem da Gestalt-Terapia, que sustenta uma visão de que a saúde do ser humano é o resultado do equilíbrio entre suas sensações, sentimentos, pensamentos e ações.

Quando foi feita a primeira referência à terapia comportamental?

Segundo Franks (1996), a primeira referência ao termo “terapia comportamental” foi feita por Lindsley, Skinner e Solomon 3, em 1953, quando se referiram a procedimentos que envolviam condicionamento operante junto a pacientes psicóticos hospitalizados.

Quando foi inventada a terapia comportamental?

Em 1958, na África do Sul, por Lazarus 4, que chamou de terapia comportamental a inclusão de procedimentos objetivos provenientes do laboratório na psicoterapia tradicional.

Qual o surgimento das terapias cognitivo-comportamentais?

O surgimento das terapias cognitivo-comportamentais e suas consequências para o desenvolvimento de uma abordagem clínica analítico-comportamental dos eventos privados The rise of behavior-cognitive therapies and it’s consequences for the development of a behavioral-analytic clinical approach of private events

Qual o termo mais utilizado para se referir a intervenção frente ao comportamento humano?

LEIA TAMBÉM:   E obrigado a ser sindicalizado?

Até a década de 50, o termo mais empregado para se referir a procedimentos de intervenção frente ao comportamento humano, baseados nos pressupostos teóricos do behaviorismo e nos conhecimentos empíricos produzidos pela análise experimental do comportamento, foi “modificação do comportamento” (Kazdin, 1978).