Menu Fechar

Porque que existe o Dia Mundial contra o trabalho infantil?

Porque que existe o Dia Mundial contra o trabalho infantil?

O dia 12 de junho é o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes.

Como erradicar o trabalho infantil na pandemia?

Recomendações

  1. Proteção social adequada para todos, incluindo benefícios universais para crianças e adolescentes.
  2. Aumento dos gastos com educação de qualidade e retorno de todas as crianças e todos os adolescentes à escola – incluindo quem estava fora da escola antes da pandemia de Covid-19.

Como está a situação mundial com relação ao trabalho infantil?

Situação pode se agravar até 2022 O relatório adverte que, globalmente, 8,9 milhões de crianças e adolescentes adicionais correm o risco de ser empurrados para o trabalho infantil até o final de 2022 como resultado da pandemia.

Quando foi instituído o Dia Mundial contra o trabalho infantil?

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.

LEIA TAMBÉM:   O que e necrose morte celular?

Quando é celebrado o Dia Mundial de combate ao trabalho infantil?

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil ( World Day Against Child Labour) é celebrado anualmente em 12 de junho. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Por que o 12 de junho é dia de combate ao trabalho infantil?

Toda criança tem direito ao lazer, à educação e à saúde, mas nem sempre é assim. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Quase 1 milhão de crianças trabalham ilegalmente por todo o país.

Qual a principal arma contra o trabalho infantil?

A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais. De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM:   O que e dermatose inflamatoria?