Menu Fechar

Para que serve a rotulagem de alimentos?

Para que serve a rotulagem de alimentos?

A rotulagem nutricional é definida como toda a descrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes.

Qual é o valor nutricional?

O valor nutricional é a informação das quantidades de substâncias como vitaminas, minerais, gorduras, açucares, entre outros, que cada alimento contém. O valor nutricional surge-nos contida na maioria das embalagens de produtos alimentícios industriais.

Qual é a importância da rotulagem geral e nutricional dos alimentos?

A rotulagem nutricional é uma ferramenta para conhecer a composição do alimento e pode fornecer uma base para as escolhas de consumo, com reflexos na saúde. Recentemente, o FDA ressaltou o impacto da rotulagem nutricional na diminuição do consumo de gordura trans pelos americanos (caiu pela metade em 20 anos).

Qual a obrigação de declarar a tabela nutricional?

LEIA TAMBÉM:   O que a obra a condicao Pos-moderna de Lyotard desconstroi?

A obrigação de declarar a tabela de informação nutricional se estende às bebidas? A obrigação de declaração da tabela se estende à maioria das bebidas, incluindo sucos, refrigerantes, chás prontos e aquelas conhecidas como bebidas desalcoolizadas.

Qual o prazo para adequação à norma nutricional?

Qual o prazo para adequação à norma? Como as normas foram publicadas na última sexta-feira (9/10), elas entrarão em vigor 24 meses após sua publicação, ou seja, no dia 9 de outubro de 2022. Somente após esta data, os novos requisitos para rotulagem nutricional poderão ser aplicados nos rótulos dos alimentos.

Qual o prazo de adequação dos alimentos?

Destaca-se que os alimentos fabricados por empresas de pequeno porte, como agricultores familiares e microempreendedores, terão um prazo de adequação maior, equivalente a 24 meses após a entrada das normas em vigor, ou seja, um total de 48 meses.

Qual a alegação nutricional?

Alegação nutricional é qualquer informação que cita alguma propriedade específica, diferencial do alimento. A nova regra não permite que seja feita alegação sobre um ingrediente que seja rotulado como “alto em…”.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tempo para trocar a protese dentaria?