Menu Fechar

O que e um feudalismo o que caracteriza um feudo?

O que é um feudalismo o que caracteriza um feudo?

Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).

Quais as características do feudalismo Braylin?

Resumindo, as principais características do feudalismo foram:

  • Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos.
  • Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares.
  • A economia era agrária.

Quais as características de um feudo?

Características de um feudo medieval Presença de três classes sociais: nobreza (senhor feudal); clero (Igreja); e servos (camponeses); Igreja Católica tinha um grande poder e influência dentro dos feudos; Não existia a mobilidade social; Senhores feudais detinham o máximo poder econômico, jurídico e político.

LEIA TAMBÉM:   Por que as acões promovidas pela campanha Outubro Rosa sao tao importantes?

Qual a diferença entre feudalismo e economia?

– No feudalismo havia um contraste econômico. Enquanto os nobres eram muito ricos, os servos viviam em condições precárias de vida. – A moeda praticamente não era usada (baixa circulação de moedas). A economia se baseava, principalmente, na troca de mercadorias ou de mercadorias por trabalho.

Qual a classe mais alta do feudalismo?

A nobreza era a classe mais alta do feudalismo, pois era quem controlava as grandes propriedades agrícolas. Era da nobreza que provinha os senhores feudais e os principais membros do clero. Entre os nobres, havia diferenciação social entre suseranos e vassalos, sendo os primeiros os que detinham mais poder em relação aos segundos.

Como funcionava o sistema feudal?

Esse tipo de sistema era baseado na propriedade sobre a terra que pertencia ao senhor feudal – aquele que cedia uma porção de terra ao vassalo (servo) em troca de serviços resultando uma relação de dependência. As terras que os senhores feudais possuíam eram doadas pelo rei.

LEIA TAMBÉM:   Quando foi inventado o tecido de algodao?

Quais eram as principais obrigações do feudalismo?

– As principais obrigações dos servos eram a corveia, a talha e as banalidades pagas ao senhor feudal pelo uso da terra. – A religião oficial e dominante era a Católica. – Os principais fatores de desintegração (século XI ao XV) do feudalismo foram as Cruzadas, a reativação do comércio e o surgimento da burguesia.