Menu Fechar

O que e a industria 4.0 e sua relacao com a 4ª Revolucao Industrial?

O que é a indústria 4.0 é sua relação com a 4ª Revolução Industrial?

A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

Quais são as indústrias de ponta?

São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta as de informática, telecomunicações, farmacêutico, biotecnologia, produtos eletrônicos, aeroespacial, entre outros.

O que é indústria sun belt?

Reunindo diversas indústrias típicas da Terceira Revolução Industrial, a região formou um novo grande cinturão: o Cinturão do Sol (Sun Belt), concentrando empresas do ramo da microeletrônica, biotecnologia e indústria aeroespacial. O estado que mais destaca-se dentro do Sun Belt é a Califórnia.

Como se classificam as indústrias?

LEIA TAMBÉM:   Onde prender sua bicicleta?

Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas. É possível classificá-las em três grandes grupos, dividindo-as de acordo com a sua produção.

Quando começaram as primeiras atividades industriais?

As primeiras atividades industriais estabeleceram-se no mundo com a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Europa, mais precisamente no Reino Unido, no século XVIII (por volta de 1760). Nesse período foi criada a máquina a vapor, e o carvão mineral era a principal fonte de energia. A indústria têxtil foi a primeira a ser criada.

Como funciona a atividade industrial no Brasil?

Existem várias indústrias importantes no Brasil, como a Petrobras, Vale, Ambev; e no mundo, como a Apple, Samsung, Volkswagen, BMW, Coca-Cola, entre outras. A atividade industrial consiste no processo de transformação da matéria-prima, proveniente da natureza, em qualquer bem de consumo, durável ou não durável.

Quando foi criada a indústria têxtil?

A indústria têxtil foi a primeira a ser criada. Esse processo avançou para outros países, como Bélgica, França, Estados Unidos e Japão. No século XIX, cerca de 100 anos após a primeira fase da Revolução Industrial, o mundo vivenciou a segunda etapa desse processo, a Segunda Revolução Industrial.

LEIA TAMBÉM:   Como escolher o melhor aparelho auditivo?