Menu Fechar

O que altera o sabor do vinho?

O que altera o sabor do vinho?

O sabor de um vinho é construído através do contato da bebida com vários dos nossos sentidos: o paladar, que é ativado no contato da bebida com as papilas gustativas, o olfato, que aguça o sabor da bebida com os aromas que percebemos em cada tipo de vinho, e a visão, que nos permite criar uma expectativa daquele copo …

Quais fatores influenciam a qualidade do vinho?

O clima de uma determinada região, a quantidade de chuvas, composição do solo, relevo e altitude, também são fatores que contribuem para o resultado final de um vinho. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um destes fatores e como eles afetam o sabor final da bebida.

Qual o sabor do tanino?

O tanino é uma substância química encontrada no grupo de fenóis vegetais. É encontrado em sementes, cascas e caules de frutos verdes. Tem um sabor amargo que, com sua adstringência, tem a função de proteger plantas e frutos dos animais herbívoros.

Como a temperatura de serviço influência na percepção do sabor dos vinhos tintos?

Geralmente, quanto maior é o corpo do vinho, maior é a temperatura de consumo. Vinhos tintos muito leves podem ser bebidos mais frescos, e os rosés ainda mais gelados que os tintos. Vinhos doces são melhores resfriados, já que as temperaturas mais altas ficam desequilibrados e até podem resultar enjoativos.

LEIA TAMBÉM:   Quando os espanhois e os portugueses chegaram na America?

O que o sol pode alterar na produção de vinho?

As regiões vinícolas que recebem uma maior quantidade de luz solar e são mais quentes tendem a produzir vinhos tintos de acidez moderada e maior teor alcoólico. Já as vinícolas de clima frio são aquelas que produzem vinhos brancos ou verdes, mais refrescantes, de acidez elevada e menor teor alcoólico.

Como a temperatura de serviço influência na percepção do sabor dos vinhos brancos?

Em geral, quanto maior é a temperatura, maior é a volatilização. Quando aumentamos a temperatura dos vinhos brancos, aumentamos também seus aromas, embora a percepção do álcool se torne ainda maior tampando os demais aromas e desequilibrando a bebida. Percebemos aromas por via nasal direta e por via retronasal.

Quais são as referências para descrever o corpo do vinho?

No mundo do vinho há três categorias para determinar e classificar o corpo de um vinho: ele pode ser de corpo leve, corpo médio ou encorpado. O vinho de corpo leve é aquele que sentimos mais leve e menos viscoso na boca, e o encorpado é o que cobre todos os cantinhos do paladar e é mais viscoso.

LEIA TAMBÉM:   Para quem vai os pontos na carteira pessoa juridica?