Menu Fechar

O que aconteceu no Mar da Asia?

O que aconteceu no Mar da Ásia?

O litoral da cidade de Aktau, nas margens do mar Cáspio, no Cazaquistão, ganhou cor escarlate em meio a uma camada de neve e deixou as redes sociais levantando suspeitas entre internautas, enquanto o fenômeno pode ser explicado pela ciência.

Qual a relação da Rússia com o Mar de Aral?

O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo. Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90\% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto.

Qual acidente ambiental ocorreu no Mar de Aral depois dos anos 70?

LEIA TAMBÉM:   Por que o vapor de iodo interage com os compostos gordurosos das impressões digitais?

Tragédia ambiental O Aral começou a secar nos anos 1960, quando a União Soviética, da qual o Uzbequistão fazia parte, desviou o curso da água dos dois principais rios que abasteciam o mar com o objetivo de irrigar novas plantações de algodão.

Qual foi o impacto social decorrente da seca do Mar de Aral?

A poluição do Mar de Aral afetou profundamente a vida das comunidades ribeirinhas. Atualmente, algumas cidades localizadas à beira do Mar de Aral, foram completamente abandonadas e a população que continua na região sofre com graves problemas de saúde em decorrência da poluição e da desertificação da área.

Por que a área ocupada pelo Mar de Aral está diminuindo?

Nos anos 1960, o lago possuía 68.000 km² de área e 1100 km³ de volume de água. Porém, desde então, o nível das águas foi reduzido drasticamente em decorrência de projetos de irrigação mau-executados.

Por que o mar ficou vermelho?

A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tamanho do tanque de combustivel do Fiesta?

Como foi o desvio das águas do mar de Aral?

Entretanto, os projetos foram mal executados, levando a construção de canais de irrigação ineficientes. Com o desvio das águas dos afluentes, o Mar de Aral passou a receber uma quantidade cada vez menor de água, de forma que a redução do nível de água foi constante entre os anos 1960 e 2007.

Será que há um lago com água salgada?

Lagos costumam ter água doce, mas há no mundo um lago especial. Na Antártica tem um lago com água salgada que, de tanto sal que há no líquido, ela não congela! E será que dá para tomar banho nele? A resposta é não, pois ele tem uma temperatura de nada menos que 530 C, mas abaixo de zero!

Qual a quantidade de água doce disponível no planeta?

Se pegarmos uma garrafa com 1,5 litro de água e a dividirmos proporcionalmente, como a encontramos no planeta, a quantidade de água doce disponível seria equivalente a uma única e insignificante gota. Muitas regiões do planeta não possuem quantidade suficiente de água doce.

LEIA TAMBÉM:   O que e carapaca de tatu?

Qual a areia do fundo do lago?

A areia do fundo do lago é rica em metais pesados e substâncias tóxicas oriundas da poluição do lago. Essa areia tem causado sérias doenças nas comunidades locais, que apresentam taxas elevadas de ocorrência de câncer e doenças pulmonares.