Menu Fechar

Em que situacao do ciclo da agua ocorre a evaporacao?

Em que situação do ciclo da água ocorre a evaporação?

Evaporação. Quando recebe calor do Sol, a água existente na Terra passa pelo processo de evaporação, mudando do estado líquido para o gasoso. Há também evaporação da água do solo e a transpiração das plantas (evapotranspiração).

Onde o vapor d’água se condensa?

Na condensação, a matéria gasosa fica líquida. A neblina se forma quando o vapor de água presente no ar esfria e se condensa, ou seja, passa do estado gasoso para o estado líquido. Esse líquido então se acumula em volta das partículas de poeira que existem no ar, formando uma névoa densa.

Como ocorre a condensação do vapor d’água?

As nuvens resultam da condensação do vapor d’água. Quando o vapor se condensa próximo ao solo, dá origem os nevoeiros e quando se deposita sobre superfícies frias forma o orvalho. Fique sabendo ainda mais sobre como estes processos acontecem na natureza lendo o Ciclo da Água.

Qual a diferença entre condensação e vaporização?

Rosimar Gouveia. Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido. Uma substância no estado gasoso não apresenta nem forma,

LEIA TAMBÉM:   Qual aspirador portatil e melhor?

Como ocorre o processo de condensação?

O processo de condensação também pode ocorrer pelo aumento da pressão exercida sobre o vapor. Reduzindo o espaço entre as partículas, a força de coesão aumenta e a substância começa a se condensar. Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo.

Qual é a liquefação ou condensação?

Liquefação ou Condensação. Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.