Menu Fechar

Como saber o que eu estou sentindo?

Como saber o que eu estou sentindo?

Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.

Como nomear meus sentimentos?

“Colocar em palavras aquilo que se sente é uma forma de representação concreta daquela emoção”, avalia Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na Holiste Psiquiatria, em Salvador (BA). “Dessa forma, fica mais fácil identificar o motivo de angústia e ajudar a trabalhar isso de forma saudável”.

O que é bom sentimento?

Um sentimento é considerado positivo quando provoca uma sensação de bem-estar, gerando prazer e satisfação. Alguns sentimentos são indubitavelmente positivos, como a felicidade e a satisfação, e alguns indubitavelmente negativos, como o medo e a frustração.

Quais são os sentimentos da pessoa?

Através dos sentimentos, a pessoa guia seu comportamento em uma direção ou outra. Eles marcam as diretrizes, o caminho a seguir. Eles facilitam uma avaliação da realidade sobre a qual agimos de uma maneira ou de outra. Eles nos ajudam a nos expressar, nos comunicar e nos entender.

LEIA TAMBÉM:   Quais os quatros pontos cardeais?

Quais são os tipos de sentimentos?

Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutros (como a compaixão e a surpresa).

Quais são os sentimentos da sua vida?

Freqüentemente, existe um forte relacionamento entre os eventos da sua vida e seus sentimentos – por exemplo, sentir tristeza em resposta à perda ou sentir felicidade em resposta a algo desejável. Às vezes, os sentimentos se relacionam com eventos passados ou mesmo com expectativas para o futuro.

Como aprender a identificar seus sentimentos?

Aqui estão algumas coisas a considerar ao aprender a identificar seus sentimentos: Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).